sexta-feira, abril 25, 2008

Aos "amantes" do Mac OS

Dêem-me razões que me levem a optar pelo sistema operativo da Apple face aos do Windows e Linux. O custo, com certeza, não será uma boa razão...

11 comentários:

Anónimo disse...

Se não te queres chatear com virus e ter um sistema operativo a sério e que te faça mais produtivo, usa Mac.

Pedro Figueiredo disse...

o custo e' possivelmente uma das melhores razo~es. pensava que este mito ja' tinha sido morto ha' mto tempo, mas aparentemente...

Anónimo disse...

eu penso que a apple deita mesmo a imagem de ser careira.. Queres ter o Sistema Operativo tens de comprar a máquina que eles te impõe... acho isso absurdo, se o preços fossem justos, ainda se tolerava... agora pagar mais uns 600€ para passar de 2Gb de Ram p/ 4Gb não cabe na cabeça de ninguém hoje em dia... já para não falar do software... onde é raro encontrar qualquer aplicaçao gratuita.
Apple é bom mas é para quem tem €, software só pirateado!
tenho o dito.

lcx disse...

Linux também não tem problemas de vírus...

Pedro Figueiredo disse...

este argumento dos prec,os serem justos ou na~o e' perfeitamente imbecil: basta ir ao site de um qq outro fabricante, configurar uma ma'quina com as mesmas caracteri'sticas e ver o prec,o.

quanto ao argumento da memo'ria, ningue'm compra memo'ria 'a apple, como ningue'm compra memo'ria 'a sun ou 'a cisco ou 'a ibm.

quanto ao software, julgo que o que o ano'nimo quer dizer e' "como sou lerdo, para mim e' muito mais fa'cil encontrar software pirateado para windows". estamos conversados.

lcx, o linux na~o tem problemas de vi'rus, mas na~o e' soluc,a~o no desktop (nem me parece que sera' ta~o cedo, grac,as 'as deciso~es idiotas consecutivas que o pessoal do gnome e do kde teima em fazer).

Pedro Figueiredo disse...

ainda quanto 'a justeza do prec,o, o os x poupa-me muito dinheiro no tempo que na~o perco a resolver problemas idiotas que existem nas outras opc,o~es. it just works.

lcx disse...

O que pretendo principalmente com este tópico, é perceber se o Mac OS realmente vale a pena, através da opinião dos utilizadores MAC.
Pois, mais para a frente, tenciono comprar MAC, mas para isso gostava de ter mais a certeza de que realmente é um bom investimento para aquilo que eu pretendo... Não quero cair no erro de comprar um MAC e tar sempre no Windows com o boot camp (penso que este o nome da aplicação) do Leopard, como já vi alguns colegas meus fazer! Sei que é bom para aplicações multimédia mas não sei se o SO é bom para a programação ou para as Redes... São estas as minhas 3 áreas principais..

Pedro Figueiredo disse...

em minha opinia~o, e' um excelente investimento, por va'rias razo~es:
* as ma'quinas na~o ficam obsoletas ao fim de 3 meses (ainda ha' 2 semanas usei o meu powerbook g4 de 2002 durante a semana em que o meu macbook esteve no arranjo)
* as coisas pura e simplesmente funcionam, automagicamente. na~o me lembro de um u'nico gadget que tenha ligado a um mac e que na~o tenha funcionado
* quanto 'a programac,a~o e redes, eu mudei de linux para os x ao fim de 15 anos. o os x *e'* um unix, "apenas" tem um interface limpo e funcional. vem de fa'brica com perl, python, ruby, apache, gcc, etc; a apple e' que na~o faz grande publicidade a isso pq na~o e' o mercado alvo :) conhec,o muitos mais switchers que vieram do mundo unix do que do mundo windows (nunca me dei mto com essa gente, mas enfim...)
* praticamente todo o software open-sauce existente compila 'a 1a em os x. mesmo se quiseres ser masoquista e usar, sei la', o gimp, podes corre^-lo sem problemas.

cheers,

pedro

lcx disse...

Agora uma pergunta mais pessoal... Provavelmente antes de começares a utilizar o utilizar o SO da Apple usavas o Windows, como é que foi a tua adaptação à interface do MAC? Sentiste muitas dificuldades...? Alguma vez tiveste necessidade de recorrer ao Windows?
ja agora, outra pergunta:
Alguma vez te sentiste arrependido por comprares um Mac? (principalmente logo a seguir á mudança...)

O que te levou a comprar um MAC?

Ok, eu sei que já são algumas perguntas...mas gosto de ficar bem esclarecido..lol. Se me puderes responder, agradeço.

Fica bem.
Luciano

Pedro Figueiredo disse...

nunca usei windows (experimentei durante 6 meses ha' uns anos e conclui' que a merda do calenda'rio do outlook na~o justificava usar aquilo), mudei para mac depois de uns 15 anos de linux no desktop.

o que me levou a comprar um mac foi estar farto de perder tempo e pacie^ncia com coisas com que na~o me devia preocupar, estilo interface de merda (usei windowmaker ate' 2002, acho o gnome e o kde verdadeiras aberrac,o~es), aplicac,o~es sem um mi'nimo de coere^ncia, zero procupac,a~o com a usabilidade, etc, etc. tudo isto para mim tem um valor (ou quanto mais na~o seja, tem para o meu empregador: tempo que eu perca com isto e' tempo que na~o trabalho).

o os x e' um unix robusti'ssimo, o interface, venha quem vier, e' o que da' cartas e mostra como sera~o os do resto do mundo daqui a 5 anos, e a integrac,a~o com o hardware e' fanta'stica: it just works. ale'm disso, a competic,a~o entre os produtores de software para mac e' feroz e os standards bastante elevados, pelo que se encontra software para mac impensa'vel noutras plataformas.

nunca precisei de usar windows (como office uso o iwork da apple ou o neooffice - uma versa~o do openoffice que na~o usa x e corre directamente em cima de aqua), mas tb na~o precisava de usar antes. o os x liga-se transparentemente a shares windows, o mail.app usa exchange na boa (ymmv, mas se os teus admins de exchange forem bons, e' paci'fico), as impressoras de rede funcionam como seria de esperar, o mesmo para autenticac,a~o e servic,os active directory, e por ai' fora (como deves imaginar, embora o grosso das equipas de programadores/engenharia de rede use os x ou linux, a empresa sobrevive em cima de merdas microsoft - se bem que os humores esta~o a mudar desde o u'ltimo crash do exchange :)

se tiveres du'vidas sobre uma aplicac,a~o especi'fica (e.g., como ler visios), feel free to ask.

Tito disse...

É tal coisa ... existem duas marcas do computadores ... Apple e o Resto :D . A apple reinventou o conceito de computador pessoal . Com o advento dos multitarefas e fim dos "terminais estúpidos", conseguiram definir "standards de facto" ao nivel da usabilidade, do aspecto gráfico, etç . Quanto ao SO em si . não é por ai. O que o pessoal da Apple conseguiu fazer foi criar uma distro. ultra-optimizada para o seu hardware.Penso q a dificuldade n esteja ai, a dificuldade está em construir uma distro. que seja retrocompativel com todo o hardware e mais algum e que para além de compativel consiga fazer uma boa gestão de processos, de memória e ainda oferecer um boa pacote de sofware. Os MAC OS's decerto que conseguem fazer tudo isto, agora no que toca a aplicativos se calhar "a porca torce o rabo" n ?Nessa altura provavelmente recorrem ao "Windows" que secretamente instalaram para realizar essas tarefas. Além disso há uma coisa muito importante : é o facto de existir para cada distro uma comunidade atenta, que rastreia bugs, que colabora, que escreve documentação e mais importante - que larga o código . Este "largar" do código pode n parecer muito importante mas é : é com ele que se conseguem avanços , que se conseguem construir aplicações mais robustas , com mais funcionalidades a custo 0 ( pelo menos o custo do software, a manutenção é outra história ) . Apple é para nichos - pessoas que têm dinheiro e que querem uma package completa de boa qualidade . Quem n tem capital, compra um PC normal e instala por cima uma distro linux se quiser. Atenção : isto está a mudar , a Dell já oferece a possiblidade de comprar uma máquina com uma de várias versões do Ubuntu existentes .KDE/Gnome dão perfeitamente para o gasto . São bastante funcionais e possuem muito mais software do que alguma vez os MAC OS's terão .Para os portugueses é precisamente isso que se passa é preferivel comprar uma coisa bonita do que comprar uma coisa funcional, atenção não estou a duvidar da funcionalidade do sistema gráficos dos Mac's ;)

Hehe isto é que foi um testamento .
Desculpa lá pah .
Cumps.
Ivan Frias.